top of page
  • Cauli Agência

5 maneiras de acabar com o estoque parado na sua marca de moda

Como proprietário de uma marca, vender pode ser um desafio, mas a prosperidade do seu negócio depende principalmente disso. Todo o talento e criatividade colocados no design de uma coleção são irrelevantes sem vendas, e para os empresários da moda, a ênfase na venda pode ser intimidante.


A verdade é que muitos empresários da moda notaram o declínio das vendas nos últimos anos. As causas são variadas, atual pandemia Covid-19; a concorrência com marcas grandes que possuem maior capital para investimentos, a falta de conhecimento em redes sociais para vender online.


Essa união de fatores faz com que o resultado seja um estoque parado, vendas baixas e pouco resultado e crescimento.


Nesse texto compartilharemos as cinco principais maneiras de melhorar as vendas da sua loja de moda nesta temporada e expandir seus negócios de roupas.


1. Tenha um software de gerenciamento de estoque é fundamental para impulsionar as vendas

Como há muitas maneiras diferentes de aumentar as vendas da sua loja de moda, ter um bom software de gerenciamento de estoque é o mais importante para todos os negócios baseados em produtos, e as lojas de moda não são exceção. Por quê? Bem, porque, se suas peças não estão se movendo, você não está tendo nenhum lucro.


Um software de gerenciamento de estoque pode aprimorar a capacidade de venda de sua equipe de vendas, fortalecer a lealdade de seus clientes e desempenhar um papel crucial na estratégia de vendas multicanal. Ao utilizar esse software, você terá controle absoluto sobre o estoque de sua loja de roupas e seus vendedores farão uso de dados em tempo real sobre preços e níveis de estoque para garantir uma venda. Além disso, seus clientes sempre saberão quais peças você tem em estoque e terão seus pedidos entregues com maior rapidez e precisão.


Se você possui uma loja física ou vende em mais canais, como os online, um software de estoque integrado fará com que o controle de vendas e devoluções evitem erros e perdas em vendas.


As redes sociais têm crescido a cada ano, e é muito comum que seus clientes visitem o perfil das redes sociais de uma marca antes de efetuar uma comprar. Muitas vezes esse é o fator fundamental para decisão.

Por isso, as redes sociais da sua marca de moda devem tirar dúvidas, facilitar o caminho de compra do cliente, mostrar de forma bonita e visual suas peças, ter um bom atendimento e gerar uma comunidade fã da sua marca.



3. Certifique-se de que sua loja de moda apareça nos resultados de pesquisa

Se engana, quem pensa que apenas de Instagram precisa uma marca de moda. Como nunca, os clientes contam com o Google para encontrar lojas e produtos específicos. E sempre que fizerem uma pesquisa relevante para moda e roupas, certifique-se de que sua marca está aparecendo. Se você vende peças de moda vintage para mulheres, por exemplo, deseja que os clientes próximos encontrem sua loja quando fizerem uma pesquisa no Google por “loja de roupas retrô perto de mim”.


Ao criar seu perfil, certifique-se de adicionar o máximo possível de detalhes sobre a loja, como: Nome, endereço e número de telefone, Horário comercial, avaliações, Conteúdo visual, incluindo fotos recentes e até um tour virtual sua loja.


Ao fazer isso, você tornará sua loja de moda virtualmente mais atraente e, como resultado, direcionará mais tráfego para sua localização física e site e gerará mais vendas.


4. Rotular e exibir itens em liquidação em uma área designada da sua loja

Esse é um tipo de gatilho para muitas pessoas quando estão em busca de uma peça. O indicativo de promoção salta aos olhos de primeira em uma marca, já que muitas vezes as pessoas conseguem garimpar peças que já queriam anteriormente com preços mais atrativos.


Se possui uma loja física, reposicione os itens de promoção para uma área específica. Dê preferência para as áreas de entrada da loja pois atraia pessoas para visitar sua marca.

Se possui loja on-line, crie uma seção apenas para isso. Você pode chamar atenção também através de banners com indicativo da seção de liquidação.


E não se esqueça de divulgar suas promoções.

• Postar novas fotos da seção de liquidação e promova nas redes sociais.

• Notifique seus clientes por e-mail ou WhatsApp;



5. Inspire as compras por impulso

De acordo com uma pesquisa do Finder, mais de 85% das pessoas sucumbem à tentação de compras por impulso.

É por isso que colocar itens baratos próximos ao caixa pode aumentar as vendas da sua loja de moda. Certifique-se de que os produtos selecionados possuem preços abaixo de suas peças e complementam outros itens que você vende em sua loja. Por exemplo, você pode colocar esmaltes, porta-moedas e bijuterias perto das caixas para que seus clientes consultem enquanto esperam para pagar na fila.


Conclusão

Como não há uma fórmula definida aplicável a todas as lojas de moda, você terá que experimentar e encontrar as estratégias que funcionarão para você melhorar a receita do seu negócio da moda. Teste estratégias e metrifique o que mais der certo no seu negócio para replicá-lo futuramente.

Voltando ao ponto da importância das redes sociais, preparamos um material exclusivo com estratégias comprovadas para os Lojistas de Moda venderem mais através do Instagram.




bottom of page