top of page
  • Cauli Agência

Como o Unboxing pode fazer sua marca de moda VIRALIZAR

Todos nós nos lembramos da experiência de abrir presentes em um dia especial. É a emoção e a expectativa de não saber o que há dentro e querer saborear o momento. Em outras palavras, isso é ‘unboxing’; a emoção experimentada pela apresentação inteligente e atraente dos itens de consumo.


Nos últimos anos, o unboxing deixou de ser algo diferencia para se tornar uma poderosa ferramenta de marketing, especialmente para marcas de moda.


Se você deseja causar uma impressão duradoura em seus clientes, sua embalagem e apresentação são ingredientes vitais.



Se você fosse um cliente que fazia um pedido online, o que o faria se sentir mais valorizado: sua compra chegando em uma caixa de papelão genérica ou em uma embalagem atraente e personalizada? O produto dentro é exatamente o mesmo, mas a percepção entre esses dois exemplos não poderia ser mais diferente.

Nesse caso, a marca é entendida pela atenção aos detalhes, alto valor agregado e uma ótima experiência de serviço. É isso que transforma os clientes em negócios recorrentes.


Com qualquer um de nossos sentidos, os estímulos visuais têm o maior impacto em nossas percepções. Um estudo de 2013 descobriu que embalagens atraentes estimulam as áreas do cérebro em busca de recompensas associadas à compra por impulso.


Quer saber o porquê o unboxing é importante para sua marca de moda?


1. O unboxing ajuda sua marca a contar uma história.

Se você não está aproveitando ao máximo a experiência de desembalagem da sua marca, está perdendo uma oportunidade brilhante de se expressar. O Unboxing é muito mais do que apenas fazer seus produtos parecerem bons; trata-se de elaborar a narrativa de sua marca.


Sua narrativa é fundamental para comunicar com sucesso porque os clientes devem escolher você em vez de outra marca. Trata-se de emoção, tanto quanto o que seu produto ou serviço oferece. Simplesmente listar os pontos de venda de sua oferta não o tornará interessante ou empolgante.


A narrativa da sua marca é efetivamente a resposta à pergunta “Por que devo me importar com essa marca?”


Uma ótima história de marca inclui:


• Como sua marca chegou aonde está hoje.

• O que você pretende se tornar.

• O que o torna diferente de todas as outras pessoas em seu setor.

• O que você garante aos seus clientes.

Refinar sua experiência de unboxing ajudará a criar uma narrativa de marca poderosa. Em vez de apenas palavras, você está dando aos clientes uma prova tangível de seus valores.


Como o unboxing ocorre na fase de "pós-venda", ele também evita o risco de parecer um discurso de vendas insensível.


Você já tem o dinheiro do seu cliente, então qualquer coisa extra que você der a eles se enquadra nessa importante categoria de "valor agregado". Isso mostra que você valoriza seus clientes e suas interações com eles.


2. Aumenta a fidelidade do cliente.

No comércio online, a fidelidade do cliente impulsiona o sucesso dos negócios. As ‘últimas’ impressões são tão importantes quanto as primeiras impressões. A entrega do produto é efetivamente o último ponto de contato que seu cliente terá com sua marca, portanto, seja inesquecível!

De uma perspectiva econômica, os relacionamentos de longo prazo com os clientes são muito mais lucrativos do que ter que gastar recursos para atraí-los do zero. Mas construir essas parcerias não é tão fácil quanto parece; de acordo com estudos, entre 60% a 80% dos clientes não voltam de um produto ou serviço para a mesma empresa, mesmo que já estivessem satisfeitos.


Isso ocorre porque a fidelidade à marca não é simplesmente sobre se o produto ou serviço é "bom". Em um mercado de varejo cada vez mais competitivo, há uma dúzia de marcas que provavelmente estão fazendo um produto tão "bom" quanto você.


O que traz seus clientes de volta é quando você oferece aquele "fator incrível" extra que o diferencia da multidão. Você pode ter um produto excelente com o qual seus clientes estão satisfeitos, mas é muito difícil capitalizar sobre isso se você não proporcionar a eles uma experiência única.


3. Você tem oportunidade de viralizar.


No mundo das mídias sociais, o potencial de viralização é muito real. ‘Unboxing’ se tornou um gênero muito procurado, com seguidores em sites como o YouTube, Instagram e TikTok.


Alguns canais especialmente dedicados desenvolvem muitos seguidores, com visualizações que chegam a milhões. O unboxing se torna uma maneira incrivelmente amigável de divulgar sua marca.


Uma imagem ou vídeo de alguém ‘desempacotando’ seu produto pode permitir que sua marca alcance mercados inteiramente novos, que podem ter sido difíceis de alcançar ou descobrir de outra forma. Mesmo que não se torne viral, a experiencia de unboxing pode gerar uma pequena comunidade de pessoas novas para conhecer sua marca.

Se alguém compra de você e mostra nos stories, pelo menos uma parcela dos seguidores irá ver e poderá se interessar pelo seu produto.


Agora que você já sabe o porquê o unboxing é tão importante, vamos aprender o que você pode fazer para criar uma experiencia incrível para seu cliente.


Criando a Experiência Perfeita de Unboxing


1. Use caixas de marca

Para criar uma experiência de unboxing bem-sucedida, a caixa não pode ser simplesmente uma caixa comum. Por isso, a personalização da caixa pode ser importante. Se não estiver claro à primeira vista de quem é o pacote, você perderá muito do drama inicial e da expectativa que pode aproveitar.

Se você não possui capital para investir em caixas próprias, compre caixas genéricas e personalize através de carimbos ou adesivos com sua logo.


2. Pense na apresentação do produto

Sua apresentação dentro da caixa é tão importante quanto fora!

Jogar seu produto no canto da caixa não vai construir uma imagem que impacte seu cliente.


Isso requer pensar sobre o tamanho e a forma do produto e das caixas que você está usando. O uso de material de embalagem e até mesmo adicionar um cheiro que remeta sua marca criam uma experiência incrível.


Lembre-se: uma ótima experiência de unboxing é aquela que seu cliente está morrendo de vontade de compartilhar online.

Para se inspirar, considere procurar palavras-chave como #unboxing no Instagram para ver quais estilos chamaram mais atenção.


3. Considere dar uma amostra grátis.

Já pensou em dar uma amostra grátis, ou algum item que tenha a ver com seu produto? Esses pequenos toques extras são elementos que dão um toque a mais.


Uma vez que o objetivo final de um ótimo serviço é garantir que o cliente compre novamente, as amostras grátis são uma excelente forma de encorajar esse comportamento.


A reciprocidade é um instinto poderoso, portanto, além de fazer o cliente se sentir valorizado, ajuda a reativar o amor pela marca que o levou àquela compra inicial.



4. Adicione um toque de personalização.

É fácil subestimar o efeito que um cartão feito a mão ou com outra técnica de personalização pode ter em fazer seus clientes se sentirem especiais.


Colocá-los dentro de seus pacotes é uma das melhores maneiras de expressar o quanto você valoriza a compra, porque é um claro investimento de tempo.


Conclusão

Ter uma boa experiência de unboxing é mais que dar vários brindes. É contar uma história, fazendo seu cliente se sentir especial e ligado a sua marca.

Colocar esforço em sua excelente experiência de unboxing não se trata apenas de obter bons instantâneos para o Instagram; é uma estratégia de marketing pós-venda sofisticada. A entrega é a interação final que sua marca tem com um cliente, então você deseja deixá-los com uma impressão tão positiva que eles mal podem esperar para comprar novamente.







bottom of page